• Whatsapp:
    (31) 98310-7123
  • Telefone:
    (31) 3351-3543 ou 2564-0801

Mesmo em um contexto econômico com muitos desafios para a indústria têxtil, o fim do ano chega para reforçar o otimismo e a confiança do setor. Os sinais de recuperação já são vistos no aumento de pedidos vindos do comércio e, de acordo com o IBGE, no aumento das contratações da indústria. Sobretudo nos segmentos automotivo, têxtil, calçados, confecções, eletroeletrônico e químico/farmacêutico.

As notícias são boas. Como você pode preparar sua empresa para responder bem aos sinais de crescimento e a um provável aumento da demanda?

Trouxemos 3 dicas fundamentais. Confira aí!

Realize compras de material antecipadas

Se após verificar a previsão de demanda você constatou que novos pedidos chegarão, é preciso ficar atento ao estoque de matéria-prima. Faça um bom inventário do estoque, para ter bem claro quais os materiais estão disponíveis, quais precisam de reposição, bem como as datas de validade.
Com essas informações em mãos, é hora de envolver o setor de Compras e entrar em contato com os fornecedores. A compra antecipada, além de assegurar agilidade e cumprimento de prazos das encomendas, abre portas para negociação de preços e melhores condições de pagamento com seus parceiros.

Considere contratar mais mão de obra

O fim de ano é a época “oficial” de contratação de mão de obra temporária. Ainda que as previsões indicassem uma queda nas contratações, estamos caminhando para o crescimento do índice de procura por mão de obra temporária.
Desse modo, é de alta relevância você avaliar antecipadamente se em sua empresa será necessário contar com mais colaboradores. Ainda que de forma temporária, a seleção desses novos trabalhadores impacta a rotina da organização, carece de atenção do RH e demanda um tempo de treinamento.
Portanto, inicie já o processo!

Invista em um sistema gerencial

A indústria têxtil, assim como outros setores, está vivendo um cenário de alta adaptação à tecnologia, sendo, inclusive, chamado de indústria 4.0. E os benefícios são vistos e sentidos no dia a dia da produção e da gestão, de um modo global.
Se a sua empresa ainda não aderiu a um sistema gerencial avançado, aproveite o momento e já se organize para esse período de fluxo de trabalho mais intenso e entre no novo ano desfrutando das vantagens de um sistema ERP.
Especificamente para as demandas de fim de ano, o sistema é uma ferramenta estratégica, já que permite o controle de todas as fases da produção. Desde o pedido da matéria-prima até a entrega do produto ao cliente. Além disso, possui os módulos estoque, fiscal e financeiro, que amparam todo o processo de compra de venda na empresa.

E então, que tal já partir para a preparação do terreno? Com essas medidas, é possível organizar o fluxo de trabalho, otimizar a produção, reduzir custos e integrar os setores. Tudo isso reflete na qualidade do seu produto e do atendimento ao cliente.

Conte com as soluções da Alphainfo para se organizar e arrasar nas vendas de fim ano.😉

Leave your comment