• Whatsapp:
    (31) 98310-7123
  • Telefone:
    (31) 3351-3543 ou 2564-0801

Se não for impossível, é bem difícil encontrar alguma indústria que sobreviva sem controle de produção. O conhecimento de todas as etapas da cadeia produtiva, bem como os recursos utilizados e os responsáveis por cada atividade é estritamente necessário para a produtividade e para a lucratividade de toda empresa.🙂

O PCP (planejamento e controle de produção) surgiu, e é largamente utilizado, para gerenciar as etapas e atividades compõe o sistema de produção em indústrias dos mais diversos segmentos.

Para que serve o PCP

O PCP é uma espécie de mapa da produção, onde estão relacionados cronogramas, objetivos, funções, ferramentas, prazos, jornadas, produtividade e tudo o mais que envolve o processo produtivo.
O objetivo fundamental do sistema, grosso modo, é fazer o melhor uso possível do tempo útil da empresa. Isso porque, entre todos os fatores envolvidos no contexto industrial, é o tempo o que mais pode ser adaptado e controlado.

Tempo é dinheiro

Se tempo é dinheiro, tempo perdido é dinheiro no ralo. Desse modo, cada minuto despendido a produzir deve ser controlado. Sem esse monitoramento, sobretudo para empresas que atuam por demanda, correm-se riscos como perda de tempo útil, morosidade para resolver problemas simples e o retrabalho.
E ainda é preciso verificar se o prazo de produção é suficiente para manter a qualidade do trabalho e se está alinhado com os argumentos de venda do comercial. Tudo isso é possível com o auxílio do PCP.

Como o PCP ajuda a combater os efeitos da Economia instável

Em tempos de crise econômica e cenário complexo para o mercado, poupar recursos e aumentar a produtividade (de forma sustentável, claro) tomaram lugar de destaque no planejamento estratégico das organizações.
O PCP atua como importante ferramenta para auxiliar na contenção de gastos. Ele permite maior eficiência da mão de obra, no que diz respeito a monitoração do tempo utilizado em cada tarefa, disponibilização de recursos para dinamização dos trabalhos e eliminação de retrabalho. Ademais, evita-se desperdício de matéria-prima e perda de produção por problemas durante o processo.

Entre em contato com nossa equipe e entenda como o PCP é um investimento imprescindível para sua indústria.😉

Leave your comment