A formação de preços coerentes com o mercado e com a lucratividade dos negócios é imprescindível para todas as empresas, sobretudo quando o contexto econômico está instável. Sejam micro e pequenos negócios, sejam grandes conglomerados.
Muitas vezes, o preço é definido pelo andamento do mercado, ou mesmo pelo chamado feeling. Pode até dar certo. Entretanto, será que dessa maneira se chega ao melhor preço? É possível comprovar a efetividade dos resultados?
Nem a mais, nem a menos. O suficiente basta…
Preço abaixo da margem de lucro, traz prejuízo. Preço acima do mercado, compromete as vendas. O ponto de equilíbrio é aquele que vai balancear preço de custo, tributos, margem de lucro e demais variáveis envolvidas. Apenas com esse equilíbrio é possível chegar a valores competitivos, e claro sem colocar em risco a lucratividade da empresa.
Sem uma visão completa de todos os fatores que envolvem a criação do preço, fica muito mais complicado entender onde estão as falhas e como corrigi-las. E mais, as potencialidades do produto ou do serviço podem acabar passando batido.
A tecnologia pode ajudar (e muito)
Um sistema que integra todos os setores da organização e dispõe de módulos mais específicos é a ferramenta chave para uma boa formação de preço. Com uma visão ampla, e ao mesmo tempo pode fornecer detalhes, o entendimento da cadeia produtiva é completo.
Ter acesso a esse tipo de dados garante uma definição de preço baseada na realidade da empresa e do mercado, uma vez que engloba todos os fatores relacionados ao custo referente à produção e permite um cálculo real de margem de lucro.
Além disso, é factível controlar todas as movimentações e obter resultados reais e comprováveis acerca das vendas e da produção.
Uma solução assim é capaz de impulsionar seus negócios? Converse com nossa equipe e veja como ter um software que lhe auxilia na formação de preços estratégicos.?