Você já ouviu falar em “vendarketing”? O termo representa a união dos departamentos de vendas e marketing. Isso no sentido de somar esforços e competências em função de um mesmo objetivo: aumentar os negócios (e a lucratividade) das empresas.
Parece bem natural, não é mesmo? Mas, o que vemos é que nem sempre isso acontece espontaneamente e que muitas lideranças ainda não compreenderam os benefícios desse alinhamento.
Durante muitos anos, as organizações presenciavam um clima de competição entre essas duas equipes. Ainda que o objetivo delas fosse o mesmo.
Com o avanço das tecnologias e das estratégias de gestão, no mundo corporativo, foi-se observando que ao invés de disputarem espaço, vendas e marketing devem é agir juntos. Os ganhos da união são bem mais expressivos e capazes de gerar lucratividade e força para as empresas.
Diversas pesquisas revelam os impactos positivos do vendarketing para as empresas. Uma pesquisa do grupo Aberdeen (instituto de pesquisa de marketing e conteúdo, localizado nos EUA), as empresas que trabalham com esses dois departamentos alinhados, apresentam em torno de 20% de crescimento anual.
As vantagens de se integrar setores e basear as estratégias corporativas em ações conjuntas abrangem todos os departamentos. E possibilitam ainda:
➡️ Maior definição de metas e responsabilidades.
➡️ Sentimento de equipe.
➡️ Troca de experiências.
➡️ Engajamento com o propósito da empresa.
E como implantar o vendarketing?
O principal pilar do vendarketing é a integração dos times. Mas veja bem, não é ter uma planilha compartilhada, é ter um propósito compartilhado. É ter comunicação e alinhamento.
A implantação depende de alguns fatores internos, outros relacionados ao universo das vendas e do marketing. O fato é que os dois setores precisam se comunicar e contar com uma base de dados em comum, para que possam desenvolver as estratégias e ações.
Ao iniciar a introdução do vendarketing é fundamental contar com um software ou um sistema de integração entre os setores. Isto é, uma plataforma em que todos os dados e informações relacionados aos processos de venda/marketing estejam disponíveis.
Sobretudo, no que diz respeito ao andamento do ciclo de vendas. Softwares ERP e CRM são bastante recomendados.
Entre em contato com nossa equipe e entenda como um sistema ERP colabora para a implantação do vendarketing em sua empresa.