• Whatsapp:
    (31) 98310-7123
  • Telefone:
    (31) 3351-3543 ou 2564-0801

Já ouviu falar em liderança transformacional? É um estilo de liderança no qual os líderes incentivam, inspiram e motivam os funcionários a inovar e criar mudanças que ajudarão a empresa a crescer e moldar seu futuro. A ordem é inspirar pelo exemplo das camadas mais altas, através de um forte senso de cultura corporativa, propriedade dos funcionários e independência no local de trabalho.

Os líderes transformacionais evitam a microgestão e focam em inspirar e motivar sua força de trabalho. Eles confiam em funcionários treinados para tomar decisões em suas esferas de atuação. É um estilo de gerenciamento projetado para dar aos funcionários mais autonomia para serem criativos, olhar para o futuro e encontrar novas soluções para problemas antigos. Empregados na trilha de liderança também estarão preparados para se transformar em líderes transformacionais através de mentoria e treinamento.

O conceito de liderança transformacional começou com James V. Downton, em 1973, e foi expandido por James Burns, em 1978. Em 1985, o pesquisador Bernard M. Bass ampliou o conceito para incluir formas de medir o sucesso da liderança transformacional. Este modelo encoraja os líderes a demonstrar uma liderança autêntica e forte, com a ideia de que os funcionários serão inspirados a seguir o seu exemplo.

Embora date dos anos 70, a liderança transformacional ainda é um estilo de liderança eficaz se praticado hoje – esse estilo de liderança autêntica nunca muda. O que muda são os os ambientes em que é usado. É aplicável em todas as indústrias, mas é especialmente vital para indústrias onde inovação e agilidade podem ser determinantes para o sucesso.

Características
De acordo com Bass, algumas características diferenciam um líder transformacional dos demais.

Um líder transformacional é alguém que:

– Incentiva a motivação e o desenvolvimento positivo de seus liderados;
– Exemplifica padrões morais dentro da organização e encoraja o mesmo nos outros;
– Promove um ambiente de trabalho ético com valores, prioridades e padrões claros;
– Desenvolve a cultura da empresa incentivando os funcionários a passarem de uma atitude de interesse próprio para uma mentalidade onde eles estão trabalhando para o bem comum;
– Enfatiza a autenticidade, cooperação e comunicação aberta.
– Fornece coaching e orientação, permitindo que os funcionários tomem decisões e assumam suas tarefas.
Liderança transformacional em TI
Embora o conceito de liderança transformacional possa se aplicado a todas as indústrias – incluindo cuidados de saúde, educação e agências governamentais – é cada vez mais importante em TI, à medida que as empresas adotam a Transformação Digital. Adaptar-se às tecnologias que mudam rapidamente requer inovação e forte liderança para se manter à frente da curva e permanecer competitivo.

Como líderes em TI, os CIOs são responsáveis ​​por dar o exemplo como líderes transformadores – especialmente considerando que eles são, em grande parte, os responsáveis ​​pela Transformação Digital no negócio. O Gartner informa que 40 por cento dos CIOs são líderes da Transformação Digital em suas organizações, enquanto 34 por cento dizem que são responsáveis ​​pela inovação. Inspirar e motivar empregados é uma parte importante do planejamento da Transformação Digital, pois o sucesso depende de todos comprando e abraçando o crescimento e a mudança.

Embora haja uma necessidade cada vez maior de manter o olho no futuro – seja em segurança, novas tecnologias ou plataformas de mudança – nem todas as partes da TI se beneficiarão de liderança transformacional. Alguns processos, procedimentos e projetos de desenvolvimento requerem mais estrutura, consistência e confiabilidade. Isso é chamado de liderança transacional.

Fonte: http://cio.com.br

Leave your comment